Entrevista da autora Ana Lemos ao blog Vivendo no mundo de Livros







Entrevista ao blog da amiga e parceira Fernanda Miola, "Vivendo no Mundo de Livros"


1) Quem é a Ana Lemos, onde vive e como é sua rotina?

AL: Ana Lúcia de Lemos Nora (Ana Lemos), vive em Caxias do Sul, RS, cidade onde nasceu. Formou-se em Direito aos 21 anos, porém nunca teve a intenção de advogar, pois sempre sonhou em trabalhar no Poder Judiciário. Em 1990 ingressou na função pública através de concurso, onde exerceu a função de assessora de juiz de direito por mais de 17 anos, sendo depois nomeada chefe de cartório, função que exerce até hoje, trabalhando oito horas por dia no Fórum de Caxias do Sul. Sua rotina é principalmente casa e trabalho, aproveitando os momentos de folga para estar com a família, os amigos e curtir suas maiores paixões que são ler, escrever e viajar.

2) Como surgiu a inspiração para escrever “Sempre foi você”? Os personagens carregam alguma característica de alguém que exista de verdade ou são apenas personagens fictícios?

AL: A inspiração de Sempre Foi Você veio depois da leitura de muitos romances, uma vez que sou uma viciada em leitura e também do incentivo de uma amiga muito querida. Luciana (Lucy) é um personagem que tem muito dos sonhos, desejos e personalidade da Ana Lemos, por isso o trocadilho com o nome e sobrenome. Alguns personagens foram inspirados em pessoas conhecidas e outros totalmente fictícios.

3) Como surgiu a possibilidade de publicar o livro no formato impresso e sob o selo da Nosso Século?

AL: O Sempre Foi Você foi escrito e publicado por capítulos na plataforma do wattpad, onde teve uma repercussão super positiva, tendo ficado em terceiro lugar entre os romances mais populares do site. Ao final da publicação, que foi feita em tempo recorde – 4 meses – o livro já tinha mais de 400.000 leituras. Acredito que esse destaque facilitou o contato e a assinatura do contrato com a Novo Século, sob o selo Talentos da Literatura Brasileira. Houveram outras editoras que também fizeram contato, porém a Novo Século foi quem demonstrou o maior interesse e agilidade no processo de publicação.

4) Você já tem os títulos definidos dos livros 2 e 3 desta trilogia? Existe já alguma previsão sobre o lançamento destes próximos livros? Quais as novidades que podem ser reveladas?

AL: O segundo livro se chamará Um Amor Inesperado e está sendo finalizado para ser entregue à editora até o mês de abril. Desta vez resolvi fugir dos bancos de fotos para evitar constrangimentos, embora eu ame a capa do Sempre Foi Você. No entanto, é um tanto constrangedor as pessoas virem até você lhe dizer que existe outro livro com a mesma capa, embora as histórias sejam diferentes. Por isso contratei uma profissional, que fez a foto da capa do segundo livro, sobre a qual eu tenho total exclusividade e vou apresentar ao departamento comercial da editora para aprovação. Ainda não posso revelar esta foto, mas já adianto que segue a mesma linha de simbologia do primeiro livro da trilogia e é lindíssima. Quanto ao terceiro livro, já tenho a história na cabeça, porém ainda não decidi o título, e este deverá ficar para 2016.

5) Qual foi o momento mais difícil no processo de criação até o lançamento do livro?

AL: A criação do livro foi natural e fluiu de forma rápida. Quando recebi o contato das editoras e percebi que o livro poderia ser publicado, começou a fase mais difícil, com decisões importantes a serem tomadas e, depois, a ansiedade em ver como ficaria o produto final. Aliás, devo dizer que este é um grande problema de personalidade da Ana Lemos, a ansiedade hahahaha

6) Além da trilogia você tem algum novo projeto?

AL: Eu tenho algumas ideias soltas, mas prefiro me concentrar no término da trilogia e depois focar no que pretendo escrever a seguir.

7) Como foi ver seu livro pela primeira vez a venda em uma livraria?

AL: É uma emoção indescritível, pois foi quando finalmente caiu a ficha de que aquilo tudo não era um sonho. Afinal eu comecei a escrever o livro em fevereiro, sem qualquer pretensão, além de deixá-lo no wattpad para leitura e, no entanto, em maio fechei contrato com a Novo Século e em dezembro estava dando autógrafos no lançamento oficial do livro. Foi um ano abençoado.

8) Qual a maior satisfação de um autor?

AL: Ouvir os comentários dos leitores dizendo que se identificaram com algum personagem, ou que de uma forma ou de outra gostaram da minha história. Desde que o livro foi lançado, sempre esperei pela famosa crítica, pois sabia que era inevitável. Hoje tenho parceria confirmada com mais de 50 blogs e resenhas super positivas (e aqui tenho que frisar que a resenha do blog Vivendo no Mundo dos Livros é uma de minhas favoritas). Então, li diversos comentários de pessoas que não gostaram do título, ou da capa, ou do enredo, mas todos estes foram de pessoas que não leram, pois quem realmente parou para ler o livro e veio até mim, sempre foi com elogios e pedindo pela continuação. Sei que agradar a todos é impossível, mas estou muito feliz com o público que conquistei.

9) Qual incentivo que você deixa para outras autoras que estão lutando bravamente no mercado literário?

AL: Persistência e dedicação. Mostrar seu trabalho ao público, porque na verdade é ele quem vai dizer se você está indo pelo caminho certo. Eu amava interagir com as pessoas enquanto postava o Sempre Foi Você no wattpad, pois recebia incentivo, sugestões e ficava sabendo da expectativa dos meus leitores.

10) Algum recado que você queira deixar para seus leitores?

AL: Muito obrigada, de coração, por terem me acompanhado e apoiado desde o início, porque um escritor é nada sem os seus leitores.

11) Quais são os canais que os leitores podem acessar para ter contato direto com você?

AL: Fan page, Blog e Instagran

12) Alguma coisa que eu não tenha perguntado e que você queira comentar?

AL: Gostaria de novamente agradecer a você Fernanda, pela amizade e parceria. Acredito que foi o destino que nos colocou frente a frente naquele final de dia na Bienal do ano passado, afinal nada nesta vida acontece por acaso. Bjs- See more at: http://vivendonomundodelivros.blogspot.com.br/p/entrevista-escritora-ana-lemos.html#sthash.srWxpKwG.dpuf

Nenhum comentário

Postar um comentário